Benefícios da atividade física na ansiedade, pânico ou depressão

A ansiedade, síndrome do pânico, fobias específicas e estresse pós-traumático são os tipos mais comuns de doenças mentais, com prevalência de 15% no mundo. Por outro lado, a atividade física está relacionada, de forma independente, com redução de ansiedade e depressão.

Sendo assim, Loprinzi e colaboradores avaliaram, durante 5 anos, a associação individual e combinada de atividade física (AF), função cardiorrespiratória (FC) e atividades de força muscular (AFM) nos sintomas de ansiedade, pânico e depressão em 2088 indivíduos entre 20 e 39 anos.

Para a avaliação dos sintomas psicológicos foram utilizados formulários específicos e validados. A intensidade da atividade física foi classificada por meio de questionário com perguntas sobre tipo e intensidade da mesma e calculada, posteriormente, o Equivalente Metabólico de Atividade. Quanto à avaliação da FC, foi realizado o Teste de Esteira Submáxima e utilização da equação preditiva de VO2 máximo para a classificação destes indivíduos. Foram incluídas também variáveis como sexo, idade, etnia, IMC e proteína C reativa.

O estudo encontrou que mulheres com níveis de atividade física mais elevados apresentavam redução de 32% no desenvolvimento dos sintomas psicológicos, quando comparadas às mulheres com níveis menores de atividade física. Em homens, os indivíduos que atingiam os níveis de atividade física propostos pelo protocolo de AF tiveram redução de 26% na incidência dos sintomas quando comparados aos homens que não atingiram os níveis preconizados. Os níveis de AFM não se relacionaram com a redução de ocorrência de sintomas de ansiedade, pânico ou depressão. Entretanto, os indivíduos que tiveram função cardiorrespiratória moderada a intensa apresentaram redução de 40% nestes mesmos sintomas psicológicos avaliados.

Os autores concluíram que atividade física e frequência cardiorrespiratória foram independentemente associadas com sintomas de ansiedade, pânico ou depressão.

Fonte: Loprinzi PD, Addoh O, Wong Sarver N, Espinoza I, Mann Jr. Postgrad Med. 2017 Jun


2018-07-25T10:22:17+00:00